3/30/2006

Zé Ditinho Silva

José Benedito de Silva, vulgo “Zé Ditinho” não quer ser mais negro. Cansado de ser chamado de: “Oh! Macaco”, Preto, Nego, O de Nariz Batata, Sem vergonha, Pretinho, Quando a noite cai, Escurinho, Mulato, Moreno, Moreno Jambo,Moreno Queimado, Jabuticaba Madura, Tiziu, Fume, Carvãozinho, Tição....____Tenho Nome. O que??? Tinha nome, e aquilo que estavam fazendo consigo era uma

Patuscada, um despropósito, um desrespeito, ou qualquer um dês desses....Vai se fudê! Era isso que dizia quando a batata assava, quando o trem saia dos trilhos, quando perdia o controle, a cabeça e os parâmetros, quando se sentia um lixo,quando as coisas não iam bem, o “porquê” era muita humilhação e não dizia a ninguém!!!



Quando a merda era jogada ao ventilador! Com tripla personalidade, na hora do deixa disso, duas delas, o Zé e o Ditinho, assumiam o comando. Oque, “o queeeê” !!!. No pensamento,ambos os dois diziam: Brigar não resolveria seu problema, só o levariam para onde o sol nasce quadrado, e lá os Meganhas é que mandam. Policial não é negro! E o Chico Doce, mas conhecido como pau que amansa doido, comia solto.



Racismo!!! Que nada! Em casa de ferreiro o espeto é de pau! Ali, imperava a Lei dos Mais Fortes, mas o alívio vinha quando a terceira personalidade se punha á olhos vistos o “Silva” que só pensava que pra tudo tinha “Um dia a caça e outro o caçador” . Dinheiro, pra quê? Se país de cegos quem tem um olho é rei! Stratus é a solução! Sim Stratus, o sujeito tem ser bem apessoado, tem usar um pano ás pampa, e se num tem sardo bancário, num tem emprego ficho, tem de ter conta bancária pra mostrar que está vivo!!!. Mas quando um desaforo pelo gogó ficava entalado o “Silva” entrava em ação....Sai de Baixo! Mandava tudo á merda! Ás favas! Ia á banca rota!



Naquele dia, deu sorte ao azar, num role pela cidade, todo na estica, o Silva sai com uns amigos, no fino do fino, quando foram enquadrados pelos Meganhas. _ Mãos pra parede, ”Geral”! Tava todo mundo parafinado e documentado, mas pros homem, negro junto é função,treta, malandragem,fuzuê, armação,barraco, formação de quadrilha...Não deu nada, naquele grupo todo mundo é pobre mas limpinho!Resignados, todos foram ao baile, amaciados e putos da vida , de cabeça cheia, chamando urubu de meu loiro, inclusive as três personalidades, Zé, Ditinho e Silva, que teve que engolir a seco o desaforo!



Agora! Ditinho, que sem instrução, sem teto, sem trabalho, sem afeto e muita vergonha, jurou ir á forra! Iria sê “Douto”. Já fazia um compensado de um cursinho supletivo, sabia que não nascera burro!!! E não se sentia assim, desfavorecido, descamisado,desrespeitado, isso sim ele era!!! Daqui pra frente, tudo vai ser diferente!!!!Agora iria lutar de igual pra igual! Teve vida de cachorro magro, trabalhou de sol a sol, teve labuta diária diversa,catador de papel, promovido a “orelha seca”, mas conhecido como servente de pedreiro. Na Escola da Vida, foi promovido a Pedreiro, Pedreiro Azulejista, Mestre de Obras e Engenheiro, quando pegou o canudo! Por cima da carne seca! Vencendo perdeu, vínculos, os chegados, camaradas, os amigos de balada, amigos de peito, os manos de fé! Mas não tinha de ser assim. Pra muitos, crioulo vai ser sempre servo! Letrado, O Zé, Ditinho e o Silva, Sentiam-se importantes!!! Os três decidiram voltar e fazer a diferença, era à hora da virada...



José Benedito de Silva, parou num ponto de táxi, de terno e gravata, aprumadíssimo e em alto e bom som, orgulhoso e pediu: Toca pra Vila Tamoios. O taxista: _Hein????. Refugou,refugiou-se, deu ré no quibe, borrou as calcas e disse pra que todos ouvissem:___Oh amigo, não dá! Maloca, tô fora!!! Tem bairro que a gente não vai nem buscar a mãe!!!! Agora, letrado, José Benedito de Silva, insiste, mora lá e não tem perigo, era de casa, do bem, sangue bom, o bom malando e Doutor!!! O taxista achando que era treta, chutou o balde, pôs o pé na merda e atolou-se até o pescoço.___ : “Oh! Macaco”, não pensa que porque usa pasta e terno bom e gravata é gente! Não vou te levar á porra nenhuma!



Enrubescido, embasbacado, estupefato, boquiaberto mesmo! Zé e Ditinho não esperavam este desaforo, descaso,desmazelo,desfeito! Desta feita “O Silva”, tomou as rédeas da situação, juntou-se aos dois. Disseram numa só voz:__Então toca pra Delegacia!



Valdete Pereira

Nenhum comentário: