3/30/2006

BODAS DE OURO

Cinqüenta anos de casados e nunca se sucedeu o que Dona Maria vê agora nos seus últimos vinte e cinco anos... Desconfiada de Seu Jorge, que vive olhando o horizonte pensativo, com meio sorriso no rosto, não sai mais pra pescar com os amigos, parou de assistir a novela das 20:00 hs e, pasmem, se diverte pra valer dando uma lida no jornal.

Solta até gargalhadas no ar lendo o Diário de Notícias. (Dona Maria fala sozinha a olhar pelo vitrô) _Tem boi na linha! Não é possível que o véio deu prá virar sem vergonha com uma idade dessas. Não cabe a um senhor de respeito ficar com os dentes a mostras na rua... .E continua: _ Vem ler esse Jornal dentro de casa, Jorge! O que os vizinhos vão pensar? Seu Jorge, macaco velho, já nem liga mais, continua sorridente, adentra a casa, sabedor do ciúme da mulher.Dona Maria fecha a cara. Seu Jorge não deixa que ela fique bisbilhotando sua intimidade e tenta esconder o jornal. (Dona Maria)_ O que fez com que você mudasse tanto Jorge? Sempre foi um homem severo, rígido até com os filho, correto na vida do lar e, agora anda por aí todo sorridente?!?

(Seu Jorge) _ Deixa de ciúme mulher, alegria não tem porteira não! Cansei! Maria, eu até me lembro da última vez que a gente combinou voto e...

(Maria)_Combinou nada! Você nem me deixava escolher, eu sempre tinha que votar

naquele candidato que você achava que era o melhor pra gente, dizia que eu não entendia nada de política e eu acabava ...(Seu Jorge) _ Votando escondido!?!Hein? Há quantos anos já não faço mais isso! (Dna Maria)_ Faz tempo! Mas o que fez você mudar tanto! (Seu Jorge) _Nada não, Maria!(já explica o ocorrido para não dormir na sala)_ É impossível não rir com o que está escrita no jornal, mulher! Antigamente a gente vivia no interior e a campanha política era é feita na base do toma lá da cá. Em troca de votos recebia-se transporte até a urna, conseguia-se internar um filho doente, e

quem sabe trabalho na fazenda de um desses coronéis pros morto de fome e, tudo era às claras. Agora com esses tempos modernos, tanto faz estar Capital ou Interior. Tem político de todo jeito, tudo farinha do mesmo saco e, dinheiro escorrendo pelo ladrão. E a gente ainda anda pagando imposto, pra que? Que novela que nada! Eu quero é mais!

Muda o semblante de seu Jorge, que agora é triste, quase um choro mudo. (vai jururu pro sofá)

(Dna Maria, nervosa) _ Arah! Cinqüenta anos de casados e só agora eu perco meu marido para essa sirigaita da política!

(Seu Jorge, sorridente)_ Maria, vem ver o que eles aprontaram dessa vez!

(Dona Maria ,toda serelepe) _É Jorge, novela pra que?




Valdete Pereira

Nenhum comentário: